terça-feira, 7 de outubro de 2014

[Filme] Melancolia



Melancolia: Belo, mas acima de tudo angustiante


Existem muitos diretores de cinema polêmicos, mas entre todos eles o titulo de mais controverso fica sem dúvidas com Lars Von Trier. É necessário notar porém, que o lhe falta de bom senso lhe sobeja em talento, sendo "Melancolia", um de seus últimos filmes, um exemplo claro. Seguindo a linha dos filmes de Terrence Malick, nesta obra Lars primou por um roteiro pouco convencional, de cunho catastrófico mas com um ritmo cadenciado, capaz de aprisionar o espectador mesmo sem abusar de recursos de clássicos suspense, como os grandes efeitos especiais.

O ponto forte de "Melancolia" é justamente a forma crua como a história é apresentada e que contrasta fortemente com o visual do longa, que na maior parte do tempo é lindo, claro e melancólico. Anexas a esta proposta frontal temos outras ainda mais ousadas, como cenas de quadros que se movem em câmera lenta por quase dez minutos, uma trilha-sonora repleta de clássicos da música erudita, por sinal bem aplicada, além de um elenco em sintonia invejável. Devo ainda salientar que o efeito câmera na mão acrescenta muita a obra, especialmente nas cenas internas, transmitindo ao espectador uma intimidade quase evasiva, sem dúvida constrangedora.

No elenco temos nossa eterna Mary Jane, Kirsten Dunst no papel protagonista e embora ela se esforce para colocar em vida sua complexa personagem, maior brilho é notado em Charlotte Gainsbourg que calculadamente, acerta em cada movimento, em cada expressão e o mais importante: sem soar falsa. Dividido em dois grandes atos, a obra também divide opiniões, até mesmo sobre seu gênero: Uns dirão que é ficção cientifica, outros que se trata de um suspense e ainda haverão aqueles que não se importaram  e descreveram o filme como uma imponente obra de arte. Não posso desmentir nem confirmar nenhum dos palpites, mas posso afirmar sem sombra de dúvida que "Melancolia" é um belo e perturbador quebra-cabeças que somente os mais sensíveis e pacientes serão capazes de montá-lo.

AVALIAÇÃO: Muito bom

RECOMENDAÇÃO: Não tire os olhos do hilário Udo Kier. Todas as poucas aparições dele são brilhantes!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Sua participação é muito importante para nós.

Navegue

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Translate

Releia

FanPage

Julliany está lendo:

VEP no Twitter